Acessibilidade: Dia Nacional foi instituído em 5 de dezembro - TICTAG

Blog

acessibilidade: Piso tátil interrompido por um grande buraco.
05 dez, 2020

Acessibilidade: Dia Nacional foi instituído em 5 de dezembro

Acessibilidade para as pessoas com deficiência visual. Neste 5 de dezembro foi instituído o Dia Nacional da Acessibilidade. A data é muito mais para cobrar dos governantes do que celebrar.

Na imagem que escolhi aqui para ilustrar este dia é de uma calçada com piso tátil interrompida por um grande buraco. Este é apenas um dos exemplos de tentativas de tornar uma calçada acessível, mas com um imenso problema pela frente. Isso sem contar nos pisos táteis com árvores e postes pelo caminho.

Quem é a pessoa cega que não tem uma história para contar de um tombo, seja em espaços “planejados” para oferecer a acessibilidade e outros sem acessibilidade alguma?

É por isso que um dos principais pontos citados pelos especialistas para a baixa inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é a falta de acessibilidade, não apenas nas empresas, mas também nas ruas, no trajeto até o trabalho. Lamentável.

Acessibilidade nas redes sociais
Outro caso de acessibilidade, que depende agora de você, usuário das redes sociais ou que possui um site institucional. Os seus canais de comunicação são acessíveis para todos os públicos? Falando-se em pessoas com deficiência visual, para muitas pessoas é novidade que eles acessam diariamente redes sociais e sites na internet. Para pessoas com baixa visão, a acessibilidade se dá por meio de contraste e letras ampliadas. No seu site institucional há plugins que você pode instalar, ali será possível dar a opção deles terem total acesso.

Já para pessoas cegas, ou seja, aquelas sem algum resquício de visão, eles baixam – em seus computadores –  leitores de tela, que fazem a leitura por comandos de voz “quase tudo” o que está ali escrito. “Quase tudo” porque imagens, tabelas, gráficos não são lidos pelos leitores de tela. Neste caso, você pode nas suas redes sociais, por exemplo, após a descrição do post, descrever a fotos, por exemplo. É a famosa #pracegover, também podendo ser #PraTodosVerem #PraTodoMundoVer. Ali, é o momento de você pensar que há um grande público, aquele que não enxerga, que poderia com essa simples atitude ter acesso total a sua informação.

Texto Alternativo
O texto alternativo é outro recurso para deixar acessível a sua comunicação na internet. Basta com o botão direito do mouse acrescentar a descrição de uma foto. Nos sites, existe a opção também na hora que você insere uma  foto, preenchendo o espaço onde se lê Texto Alternativo.

Ser acessível, basta querer, dá um pouquinho de trabalho. Mas pensar no outro vale a pena para quem faz e recebe esse ato.

#PraTodosVerem Foto de uma calçada com piso tátil com um grande buraco no caminho. Acima sobre fundo verde 5 de dezembro Dia Nacional da Acessibilidade. À esquerda no inferior da foto, a logo do Novo IPC.

Saiba mais:

Dia Nacional da acessibilidade é celebrado em 5 de dezembro

Entre em contato

Tic Tag Comunicação & Educação Acessíveis - Prestação de serviços nas áreas de educação, editoração, comunicação e acessibilidade - Audiodescrição (AD) e Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE).