IPC e Vocal Curitibôcas lançam projeto musical - TICTAG

Blog

Gil integrante do Curitibôcas segura o violão, sorri para a foto
21 set, 2020

IPC e Vocal Curitibôcas lançam projeto musical

Lançamento será no dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21.09)

O Instituto Paranaense de Cegos (IPC) e o Vocal Curitibôcas, um dos projetos artísticos da Paideia Escola de Música, se uniram durante os dias de isolamento para atender pedidos musicais dos moradores do IPC. Uma ação que alegra quem dá e recebe! A iniciativa será lançada nesta segunda, dia 21, quando é celebrado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.

Com a mensagem “A música vai muito além da distância que nos separa”, o projeto consiste em atender os pedidos das canções que tocam o coração dos moradores do IPC. Foram ao todo 14 pedidos com uma variedade de gostos musicais como Almir Sater, Rita Lee, Wanderléa, Teixeirinha, além de clássicos internacionais com as músicas I Just Called to Say I Love You (Stevie Wonder), Kiss me Quick (Elvis) e Let it be (Beatles).

Todos as gravações seguiram os cuidados de distanciamento social. Foram feitas nas casas dos integrantes e no Estúdio Trilhas Urbanas, que também cuidou da finalização de áudio e vídeo.

O projeto teve a preocupação com a acessibilidade contando com o recurso da audiodescrição das vinhetas e com os músicos descrevendo como são fisicamente e como estão vestidos.

Os vídeos contam ainda com um QR Code localizado no canto inferior e esquerdo da tela, que leva para o site do IPC com informações para quem deseja ajudar com doações o Instituto, o qual vem passando por dificuldades. Para acessar o link direto clique em: https://www.novoipc.org.br/rede-de-parceiros/doacoes

Todos os pedidos serão divulgados às segundas e sábados, durante sete semanas, nos canais do Youtube e do Facebook, do Novo IPC e da Paideia Escola de Música.

Sobre o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência: instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005. A iniciativa tem como objetivo gerar visibilidade à causa e promover ações em prol das pessoas com deficiência. A data é uma oportunidade para demonstrar força na busca pelos direitos dessas pessoas, que representam 45 milhões de brasileiros, segundo os últimos dados do IBGE (2010).

Sobre o Instituto Paranaense de Cegos: Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos e com 80 anos de história. Desde a sua fundação mantém moradia para pessoas cegas e com baixa visão. Hoje, usufruem da Moradia Acolhedora 23 pessoas com deficiência visual, em situação de vulnerabilidade social, conflitos familiares ou em risco de violação dos seus direitos. Nela, o IPC oferece um conjunto de ações que visam qualidade de vida, saúde e lazer e estimulam vínculos de amizade.

Sobre o Vocal Curitibôcas: grupo formado por profissionais que atuam em diversas áreas, sob regência de Dirceu Saggin e regência auxiliar de Raquel Saggin. A qualidade de seus trabalhos atraiu outros públicos, o que os levou a Buenos Aires/Argentina e Portugal. Em 2018, gravaram seu primeiro DVD ao vivo “Rosas Para Noel”, uma homenagem à Noel Rosa. É um dos projetos artísticos da Paideia Escola de Música.

Entre em contato

Tic Tag Comunicação & Educação Acessíveis - Prestação de serviços nas áreas de educação, editoração, comunicação e acessibilidade - Audiodescrição (AD) e Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE).