V Ver Ouvindo: o festival da Audiodescrição, Libras e Legendas - TICTAG

Blog

Numa sala de cinema, um grupo de 43 pessoas posa sorridente. Ao fundo, na telona, a marca do V VerOuvindo. Abaixo, à esquerda, sobre fundo laranja com bordas pontiagudas, a marca do VerOuvindo em preto. Audiodescrição, Legendagem e Libras
02 maio, 2019

V Ver Ouvindo: o festival da Audiodescrição, Libras e Legendas

Audiodescrição, Legendagem e Libras. As três acessibilidades comunicacionais discutidas intensamente pelos maiores especialistas no assunto na área do audiovisual. Foram seis dias de evento, sendo que participei de três deles, o qual obtive muito aprendizado e sempre com aquela vontade de não  ir mais embora. Momentos únicos em que respirei acessibilidade, envolta de pessoas já consagradas e outras, como eu, aprendendo como uma esponja tudo o que via e ouvia.

A viagem é longa, mas vale tanto a pena, que quando as contas parceladas da viagem ficam em dia, está na hora de voltar para lá. Foi assim em novembro, quando estive no Alumiar, e não vai ser diferente daqui pra frente. É muita vontade de atuar na área, ser um deles e construir este espaço no meu estado, no Paraná, onde ainda estamos caminhando a passos lentos. Cada aula que assisto, cada curso que faço, cada pessoa que conheço, cada ideia que surge, tudo será merecidamente recompensado no momento certo. É preciso segurar a ansiedade, estudar muito e, quando praticar, praticar sem medo e com muita responsabilidade para não ser mais um aventureiro neste meio.

Nesta quinta edição, o VerOuvindo estava ainda mais fortalecido, uma vez que conseguiu a primeira colocação no Concurso de Boas Práticas da Sociedade Civil do Mercosul em Acessibilidade Audiovisual e pelo Voto de Aplauso dado pela Câmara Municipal do Recife, ambos em 2018.

Segundo a organização do evento, a cada ano, busca-se desenvolver e incentivar atividades realizadas em três eixos:

– o de produção das acessibilidades em filmes de longas e de curtas-metragens:
– o de formação para profissionais da acessibilidade e produção cinematográfica;
– formação de público.

Foram dias de encontro com pessoas que pensam e fazem acessibilidade comunicacional (Libras, LSE e audiodescrição), possibilitando diálogos e trocas de experiência, tanto no campo técnico como no campo estético desses recursos.

Saiba mais:
http://verouvindo.com/noticias/

Entre em contato

Tic Tag Comunicação & Educação Acessíveis - Prestação de serviços nas áreas de educação, editoração, comunicação e acessibilidade - Audiodescrição (AD) e Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE).