Na semana: Festival Nacional de Narração de História - TICTAG

Blog

Um homem sentado conta história ao ar livre. Três crianças estão ao redor dele.
09 out, 2019

Na semana: Festival Nacional de Narração de História

De 9 a 11 de outubro, sete municípios paranaenses receberão simultaneamente o Festival de Narração de História. O evento faz parte do Cotidiano Leitor, projeto que visa promover a democratização do acesso ao livro, estimular o interesse por narrativas literárias e formar uma sociedade leitora. O objetivo é somar às ações de fomento à leitura já existentes em cada região.

Durante o dia, as ações acontecem em Almirante Tamandaré, Araucária, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara e São José dos Pinhais. Para cada município serão disponibilizados narradores de histórias que atuarão de quarta a sexta-feira, das 9h às 17h. E todas as noites, a partir das 19h30, a programação é em Curitiba, no auditório da Biblioteca Pública do Paraná, com apresentações gratuitas e abertas ao público.

Os participantes do Festival Nacional de Narração de História terão a oportunidade de estar em contato com artistas de diferentes partes do Brasil e do Paraná para um intercâmbio cultural sobre a arte da narração. As apresentações misturam música, dança, teatro e diferentes linguagens para contar histórias que encantam o público de todas as idades.

No município de Curitiba, as narradoras de história Ciliane Vendruscolo e Moira Albuquerque estarão, juntamente com artistas convidados, nas diversas Casas de Leitura da cidade para uma sequência de narrações de histórias. As ações são gratuitas e abertas para o público de todas as idades.

Projeto Cotidiano Leitor
As proposições do projeto englobam ações de contação de história, mediação de leitura, eventos literários, incentivo à produção literária, fomento à cadeia produtiva do livro, formação continuada para professores e gestores participantes com escritores de relevância nacional e internacional.

Os objetivos do Projeto Cotidiano Leitor partiram das diretrizes do Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura (PELLL). Trata-se de uma política pública de promoção da leitura, que já beneficiou mais de 33 mil pessoas de junho a setembro de 2019. A realização é da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura e da empresa Audi do Brasil, por meio do programa Paraná Competitivo. Tem produção executiva do Instituto Dom Miguel e conta com o apoio e suporte das secretarias municipais da cultura, educação e assistência social.

Foto – #PraTodosVerem Um homem sentado conta história ao ar livre. Três crianças estão ao redor dele.

Serviço
Festival de Narração de História
Dias:
9, 10 e 11 de outubro de 2019
Horário: 19h30
Local: auditório da Biblioteca Pública do Paraná

Ações nas Casas de Leitura

9 de outubro, quarta-feira
Horário: 9h
Local: Casa da Leitura Wilson Martins

Horário:
das 14h às 17h
Local: Casa da Leitura Miguel de Cervantes

Horário: 14h30
Local: Casa da Leitura Nair de Macedo

Horário: 16h
Local: Casa da Leitura Hilda Hilst

Horário: 16h30
Local: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam

10 de outubro, quinta-feira

Horário: 9h30
Local: Casa da Leitura Wilson Martins

Horário: das 9h às 16h
Local: Casa da Leitura Laura Santos

Horário: 14h
Local: Casa da Leitura Wilson Bueno

Horário: 14h
Local: Casa da Leitura Walmor Marcellino

11 de outubro, sexta-feira
Horário: 14h
Local: Casa da Leitura Osman Lins

Programação completa em www.cultura.pr.gov.br

Entre em contato

Tic Tag Comunicação & Educação Acessíveis - Prestação de serviços nas áreas de educação, editoração, comunicação e acessibilidade - Audiodescrição (AD) e Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE).