Blog

Audiodescrição Sobre fundo azul e letras brancas caixa alta Cinema em perspectiva
13 set, 2019

Audiodescrição no Festival do Minuto

Está chegando o dia do Festival do Minuto com Audiodescrição, no Cine Passeio. O Festival ocorrerá no dia 19 de setembro, às 19h, no Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410 – Centro. Sala Valêncio Xavier), com entrada franca. Serão 16 filmes com audiodescrição no 8.º Seminário Nacional Cinema em Perspectiva. Ao final da sessão, ocorrerá um bate-papo com o audiodescritor consultor Manoel Negraes.

Faz parte também da programação a apresentação do curta Catadora de Gente, de Mirela Kruel. Produção de audiodescrição: OVNI Acessibilidade Universal. Roteiro: Mimi Aragón. Consultoria: Manoel Negraes. Narração: Rodrigo Sacco Teixeira. Técnico de áudio: Bruno Klein (Porta da Toca Estúdio).

O evento é promovido pelo curso de Cinema e Audiovisual, pelos Cursos de Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo e Mestrado Profissional em Artes e pelo Curso de Pós-Graduação em Cinema com ênfase em Produção da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em parceria com o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado e Doutorado em Comunicação –, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O apoio é da Vias Abertas – Comunicação, Cultura e Inclusão, da OVNI Acessibilidade Universal, da Inclusive Acessibilidade Produção Cultural, da Lança Filmes e do Festival do Minuto.

Saiba mais:

FESTIVAL DO MINUTO | MOSTRA ACESSIBILIDADE

1. ROSÁRIO (Brasil) – Mirian Rolim
2. MY BODY IS (Inglaterra) – Fenia Kotsopoulou
3. PIANO (Brasil) – Rafael Ferrari
4. NIGHT NIGHT (Irã) – Golnaz Moghaddam
5. CAI CEU (Brasil) – Flávio Galvão
6. CEP 01311-300 (Brasil) – James Salinas
7. FOME (Brasil) – Sofia Freire
8. DISFORIA (Brasil) – Figgy Isa
9. CAMINHO PARA CASA (Brasil) – Gabriel Fonseca, Ana Cláudia Bettoni, Gabriella Lourenzato, Laura Braz e Thais Leister
10. FUMAR (Brasil) – Yasmin Rocha
11. BARRAGEM (Brasil) – Yghor Boy
12. MERCURIO (Brasil) – Rodrigo Dallano
13. INTERROGAÇÃO (ou Psicopata Legalizado) (Brasil) – Moisés Pantolfi
14. 0880 (Brasil) – Gabriel Neftali
15. Barba (Brasil) – Sabrina Valente
16. Caixa Mágica (Brasil) – Carol Santino, Thaís Barreto e Xulia Doxangui.

Ficha técnica:
Produção de audiodescrição: Inclusive Acessibilidade Produção Cultural.
Roteiro: Georgea Rodrigues e Larissa Hobi.
Consultoria: Cida Leite e Manoel Negraes.
Narração: Georgea Rodrigues, Daniel Machline, Fernanda Barone, Flávia Saddy, Reginaldo Primo e Léo Rabelo.

CATADORA DE GENTE (Brasil) – Mirela Kruel

Sinopse: Um retrato de Maria Tugira Cardoso, que há 30 anos dedica sua vida à catação de lixo, em Uruguaiana, no interior do Rio Grande do Sul. Com sua fala lúcida a respeito da vida e de suas complexidades, Tugira narra sua história e propõe ao espectador uma reflexão profunda sobre as desigualdades sociais do Brasil.

Confira a programação da sessão com audiodescrição no link:
https://www.cinemaemperspectiva.com/mostracinema

Sobre Manoel Negraes

Manoel Negraes é bacharel em Sociologia e Política e pós-graduado em Sócio-psicologia, pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Atualmente, é pós-graduando em Antropologia Cultural, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná,  e em Tradução Audiovisual Acessível – Audiodescrição, pela Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de direitos humanos e políticas públicas para pessoas com deficiência, com atuação na iniciativa privada, no terceiro setor e no poder público. Também desenvolve diversos projetos como o Coletivo Bengala Verde, os SuperNormais e o Movimento Encarte na Faixa. Ésócio-proprietário da Vias Abertas – Comunicação, Cultura e Inclusão.

Entre em contato

Tic Tag Comunicação & Educação Acessíveis - Prestação de serviços nas áreas de educação, editoração, comunicação e acessibilidade - Audiodescrição (AD) e Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE).